VER TODOS

DIA CÍVICO

O Dia Cívico no Colégio Bom Pastor acontece no primeiro dia de cada mês. No dia 01 de Abril os alunos cantaram o Hino Nacional e, após a cerimônia, participaram de uma palestra sobre a importância de praticarmos ações pautadas em valores. Atitudes de valor trazem bons resultados para a nossa vida, a exemplo do respeito, gratidão, honestidade, humildade, amizade, solidariedade, amor, competência, responsabilidade, etc.

Alguns valores abordados:

Respeito

Respeitar torna-se essencial para o bom convívio entre as pessoas. Sabe qual o segredo para conviver com as pessoas que estão ao nosso redor? Aceitando-as do jeito que são. Você não precisa concordar com as atitudes desagradáveis de alguém, apenas valorizar o que de melhor essa pessoa tem.

E o mais importante: quando aceitamos o outro, respeitando e compreendendo as suas limitações ou dificuldades, ajudamos em seu processo de desenvolvimento. Essa atitude gera um sentimento de felicidade! Quem não gosta de ser bem tratado?

Gratidão

Você sabia que a gratidão tem um poder enorme em nossa vida? Pois é. Quando nos sentimos agradecidos expressamos sentimentos de alegria, paz e contagiamos as pessoas ao nosso redor. Ao agradecer pelo que já tem você atrai muito mais. Então, comece a agradecer pelas mãos, que lhe ajuda a escrever as lições; agradecer pelos seus olhos, pois através deles você enxerga o professor e suas anotações no quadro; agradecer pelos ouvidos, com os quais pode ouvir suas músicas preferidas; pelas suas pernas; por todos os órgãos saudáveis que tem, e, por que não, pelo creme dental? Já pensou? Ir para a escola com os dentes sujos?

Amizade

Amigo é a pessoa que pode nos ajudar: ouvindo o nosso desabafo, ajudando em situações de dificuldade, ou seja, estando ao nosso lado nos bons e maus momentos. Com os amigos estabelecemos laços de confiança. Cultive boas amizades!

A escola, além da família, é um lugar apropriado para serem trabalhados e exercitados ações e atitudes de valor. Aqueles que sabem e vivenciam essas atitudes possuem competência social e, consequentemente, mais chances de obterem sucesso na vida.

Os alunos tiveram a oportunidade de desenvolver suas habilidades participando de apresentações musicais, a exemplo de Jônatas, Catharina e Midiã, alunos do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio, respectivamente, cantando as músicas “Você tem valor” e “Dias Melhores”.

Parabéns! Estamos orgulhosos com as suas habilidades e disposição!

Hortencia Maria

Psicóloga do Colégio Bom Pastor