VER TODOS

Avalia Educacional.

Os Alunos do 3° Ano do Ensino Médio do Colégio Bom Pastor realizaram no dia 12 de setembro as avaliações de Protuguês e Matemática do AVALIA EDUCACIONAL. Agora é a vez dos pais/responsáveis responderem os questionários da Jornada Avalia. Atenção pais as senhas e logins já estão em posse de seus filhos.
O QUE É O AVALIA EDUCACIONAL
A Jornada de Avaliação é uma solução desenvolvida especicamente para responder às demandas de gestores educacionais por informações sobre o rendimento escolar de seus alunos, através da avaliação e do diagnóstico de competências e habilidades relevantes para a formação de crianças e jovens, buscando caminhos que levem ao aperfeiçoamento da qualidade da aprendizagem escolar. Centenas de escolas são avaliadas anualmente com o uso de metodologias bem consolidadas e atuais que contribuem para a produção de informações dedignas, e que podem auxiliar ações pedagógicas em prol da melhoria da qualidade dos processos de ensino e de aprendizagem.
A Jornada de Avaliação compreende 4 aspectos essenciais:
Avaliação de competências e habilidades
Em resposta às necessidades apresentadas pela nova realidade social e econômica do mundo do século XXI, a Jornada avalia o desenvolvimento de competências e habilidades consideradas essenciais para a promoção de uma signicativa inserção sociocultural dos estudantes, que os permitem interagir e contribuir com sucesso na vida escolar e na vida em sociedade. Para isso, os testes cognitivos são organizados pelos coordenadores de área da AVALIA e compostos exclusivamente por questões (itens) de múltipla escolha.
Teoria de Resposta ao Item (TRI)
O uso dessa metodologia para análise estatística do nível de desenvolvimento de competências dos alunos e dos resultados das escolas garante a comparabilidade entre as aplicações feitas em diferentes períodos por meio de testes distintos. Desse modo, a TRI é a principal ferramenta para o acompanhamento e transparência dos avanços e retrocessos no ensino.
Escala de pro?ciência Analogamente à principal avaliação internacional de competências, o Pisa/OCDE (Programa Internacional de Avaliação de Alunos, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), os resultados das escolas são divulgados e interpretados a partir de Escalas de Prociências divididas em níveis, que possibilitam a interpretação sobre as habilidades que os alunos demonstraram ter adquirido e daquelas que ainda precisam ser desenvolvidas. Na Jornada, as escalas de Leitura e Matemática são calibradas segundo os parâmetros do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), o que permite que os resultados de sua escola seja comparável com os de todas que participaram da Prova Brasil.
Questionários contextuais
Com o objetivo de aprofundar ainda mais a análise dos dados obtidos pelas avaliações, os questionários aplicados a alunos, professores, gestores e famílias permitem a ponderação dos resultados dos testes cognitivos a partir de variáveis sociodemográcas e educacionais que contextualizam os resultados de escolas e Redes e, muitas vezes, evidenciam caminhos a serem considerados para a melhoria do sistema